sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Um pouco sobre Caxias-MA.

Aniversário 1 de agosto
Fundação 5 de junho de 1836
Gentílico caxiense
Estado Maranhão
Mesorregião Leste Maranhense
Microrregião Caxias
Municípios limítrofes Timon, Codo, Coelho Neto, São João do Soter, Teresina
Área 5.223,981 km²
População 143.197 hab. cont. IBGE/2007
Altitude 66 metros
Clima equatorial

Caxias é um município brasileiro do estado do Maranhão, na região Nordeste. E conhecida como "Princesa do Sertão", "Cidade das Aguas Cristalinas" rica em cultura e natureza. A terceira cidade mais importante do Estado.
Primórdios históricos
Os primeiros habitantes de Caxias, foram os índios Timbiras e Gamelas falantes de línguas do tronco Macro-Jê. Dominando os cerrados do Brasil central estes povos encontraram uma região cercada de morros e banhada pelo rio Itapecuru. Como o rio era a principal ligação da capital da capitania com o resto do Brasil, logo a região escolhida pelos índios começou a atrair o comercio.
Os padres jesuitas chegaram e no ano de 1730 fundaram uma capela onde hoje está a Igreja da Matriz, dando origem ao povoado. Com a vinda de comerciantes de todo o Brasil, logo viraria Julgado e no ano de 1811, se transformaria em Vila de Caxias das Aldeias Altas.
Sangue e glória
Quando o Brasil se tornou independente, o major português Fidie se rebelou no Piauí tentando manter o poder da coroa portuguesa travando algumas batalhas. O Maranhão que tinha maioria portuguesa solicitou a presença de Fidie para aqui manter resistência sobre D.Pedro I.
Fidie entrou na Vila de Caxias que também tinha grandes comerciantes portugueses como herói. Estabeleceu-se no Morro das Tabocas, hoje Morro do Alecrim, e lá ergueu um pequeno quartel para guardar a cidade. Soldados vindos do Piauí e Ceara entraram na capitania do Maranhão para proclamar a independência brasileira. Caxias foi o palco principal dessa revolta e onde se travou sangrenta batalha. A cidade caiu no dia 1 de agosto de 1823 sendo proclamada nessa data a independência do Brasil em Caxias.

Nenhum comentário: